Monday, October 3, 2011

Balões podem ser uma obra de arte!

PorLEE LI MEI


Os balões não são apenas cheios de ar - quando estão em mãos certas, eles também podem se tornar obras de arte.

BALÕES, são frágeis, e têm uma capacidade imensa de iluminar qualquer ambiente.

As cores podem variar desde o Rose red, Emerald green, Pearl lavender or Neon blue - ninguém é muito velho para trabalhar ou brincar com balões, porque cada dobra pode se tornar uma forma de lágrima num símbolo de alegria, a exuberância da infância, e as lembranças felizes que temos do passado. E eles, os balões, fazem das festas de aniversário algo mais festivo e alegre.

Para alguns adultos, porém, os balões não são meramente uma caminhada infantil, mas uma tela encantadora na imaginação de um artista. Se você foi no South-East Asia Balloon Art Festival in Genting Highland, Pahang, você pode ver esses artistas trabalhando.

O Italiano Federico Onida, 39 anos, é um deles. Ele passou os últimos 10 anos com uma intensa "amizade" com os balões, transformando tudo em uma festa com um visual de cores e formas - cenas que parecem um conto de fadas.

Os Balões não são apenas para crianças: Os artistas/escultores Akane Shibata do Japão, Federico Onida da Itália, Azusa Ieizumi do Japão e Alberto Falcone da Itália.

Federico Onida não é um twister, mas um Escultor, com a habilidade de se transformar os balões em um cavaleiro medieval, congelados na batalha e com um dragão feroz.

"Eu adorava brincar com os blocos de Lego quando era criança", diz Onida. "Agora eu crio arte com balões da mesma maneira."

Trabalhar com o balão é uma profissão linda, e se levado a sério, requer muita criatividade, muita engenharia, e não é brincadeira. Onida, que ganhou vários elogios por seu fantástico, incluindo o primeiro prêmio no ano passado no World Balloon Convention, (WBC), diz: "Alguns pensam que os balões são inúteis e baratos - eles não entendem as habilidades envolvidas na criação deste tipo de arte. "

Voce não está convencido? Basta assistir a um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=4pikabKzQq8 do italiano Alberto Falcone, onde ele teve a ajuda de 37 decoradores húngaros, Falcone passou 34 horas trabalhando com mais de 32 mil balões, no tema Fifi And The Flowertots. Este tema foi para uma feira internacional em Budapeste, na Hungria, no ano passado, 2010.

"Nao é fácil uma situação assim, tudo vai depender do humor e do tema da escultura. Meu falecido pai foi meu primeiro fã, embora ele não entendia muito bem o meu trabalho, ele estava orgulhoso do que eu fazia.", diz Falcone, 48 anos, que quando criança era muitas vezes hipnotizado pela visão dos balões balançando em um grupo."




"Os artistas que sao criativos, podem trabalhar com qualquer material. A diferença está na técnica e no conhecimento ", diz ele. "Quando as pessoas vêem minhas esculturas, eu quero que eles falem: 'Uau!'"

Em 2002, Falcone foi premiada como "Designer of the Year" no International Balloon Arts Convention (IBAC), em Chicago, nos Estados Unidos.

Os Balões, sendo de curta duração, pode parecer uma escolha estranha de material para um artista - as esculturas de balão raramente duram mais do que alguns meses e, com variações de temperatura extremas, muito menos do que isso. Mas uma coisa é certa: os balões são maravilhoso para trabalhar, e mesmo estourando de forma imprevisível, causa em nos, uma nostalgia infantil, e isto também pode ser considerado uma qualidade.

"Nós amamos a alegria que os balões trazem para o publico. Nossas esculturas são para dizer: 'Olhem para mim "e" Venham tirar uma foto!' ", Diz a artista japonêsa Azusa Ieizum,  que, junto com sua irmã Akane Shibata, é dona de uma loja especializada em balão em Shizuoka, no Japão.

Ieizum e Shibata, e receberam reconhecimentos incontáveis com o seu trabalho, incluindo um Prêmio de Arte e Tecnologia pelo governador do Japão. Um arco-íris em tons lindos, uma floresta de animais, um oceano, e as irmãs têm conquistado a todos. A Inspiração pode vir de filmes, parques temáticos e museus de arte, mas a realidade não é replicar todos.

"Nem todos os desenhos que fazemos em papel, podem ser transformados em esculturas de balão," Ieizum, 35 anos, revela.

Os dias ficaram longos, e sem fôlego, para os  escultores que inflaram mais 100 balões, em menos de 01 hora, tanques de gás comprimido também  são a alternativas acessíveis nos dias de hoje. 

                                                     Dois Allien no Festival de Arte de Balão.

"Eles são realmente pesados ", - em relação aos tanques de gas,  Ieizum reclama.

As Esculturas de balão, no entanto, são tão leves quanto o ar - logisticamente, transportá-los não deve ser um problema maior.

"Uma vez, eu esqueci de tomar as medidas de uma escultura que eu tinha feito - quando chegou o momento de entregar, precebi que não caberia no meu carro. Tive que dirigir para o local com a escultura amarrada no teto do carro, e isso atraiu uma enorme quantidade de atenção ao longo do caminho ", Ieizum lembra.

Fazer esculturas, trabalhar com risco as vezes, ter os baloes fugindo de forma inesperada, flutuar? O fato é que, para tirar do chao uma crianca de 19 quilos, seria preciso a ajuda de pelo menos 3.500 balões de hélio - como no programa Discovery Channel ciência, MythBusters, mostrou. Em qualquer caso, escultures de balão com gás hélio, funcaionam, e as vezes facilita o manuseio.

"Os balões não são como aqueles que você vê nos desenhos animados", diz Falcone. Talvez apenas nos lembre da inocência feliz de um passado nosso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
http://bit.ly/cuteballoons
Para ver escultores mais balão no trabalho, confira:
 

Onida, Falcone, Ieizum, Shibata, estão atualmente na Malásia mostrando sua evolução com temas magníficos, Genting Highlands, Pahang, até 27 de junho.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo comentario! Beijos no coracao!!!!