Sunday, October 9, 2011

O que vem a ser Marketing, Ética e Gentileza no Mundo dos Negócios?




Muitas pessoas confundem Marketing, e acreditam que é apenas uma propaganda, ou uma venda, ou apenas uma apresentação.
Mas Marketing é um conjunto de tudo isso, e tem ainda a função maior de pesquisar o produto, desenvolver, identificar uma marca, aperfeiçoar, atender o consumidor, promover o produto, vender um produto, tudo no mesmo pacote.

Muitos profissionais se referem a Marketing de uma forma errada, fazendo com que a visão do consumidor, em relação a um determinado produto, se distancie, e nisso o consumidor não consegue enxergar, e acaba sendo enrolado a comprar algo que não quer, ou que não seja de boa qualidade.

Segundo o Professor Raimar Richers, grande defensor do Marketing e uma grande autoridade no assunto, diz que Marketing é algo bem diferente de tudo que estamos acostumados. A expressão Marketing vem do Inglês e deriva do latim Mercátus. O que quer dizer, mercadologia, comercialização ou ação de mercado. E segundo Bartels, que também é uma grande referência no assunto, a origem da palavra Marketing tem a sua aceitação entre os anos de 1900 e 1910, através de publicações sobre práticas do comércio e distribuição. Podemos dizer que, o verdadeiro Marketing esta preocupado em satisfazer necessidades, e não em criar as necessidades.

Logo, Marketing deve ser uma ferramenta importante para o equilíbrio social e profissional.







Para a American Marketing Association - AMA, o Marketing tem também uma função organizacional, um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado, podemos dizer que o Marketing é uma especialidade administrativa também.
Marketing não é apenas aquele comercial bonito na tv, ou aquela página bonita nas melhores revistas, Marketing é 90% bastidores e apenas 10% de exposição. Muitas pessoas confundem isso, e acham que a grande exposição é Marketing.

Marketing é o ponto central dos negócios, é onde deve-se encontrar maneiras de manter os clientes, sempre, não apenas em uma determinada época, ou local, e para isso, deve-se primeiramente entender todo o Mercado de trabalho, e atender as necessidades de uma maneira simples, porém efetiva. Algumas regras de Marketing que devem ser seguidas e aplicadas no dia a dia:


- Planejar o que se quer vender, sempre;
- Ter a Ética acima de tudo, os clientes percebem;
- Pesquisa de Mercado, aonde e como;
- Conhecer o Mercado de atuação, que tipo de cliente você quer;
- Desenvolver um belo trabalho de propaganda, sem exageros;
- Relacionamente com o cliente – entender o que ele quer;
- Estratégias de lançamento de um produto;
- Logística de Distribuição e Vendas no mercado;
- Promoção;
- Publicidade e Pós-Vendas;
- Desenvolver seus produtos e serviços, sempre;
- Comunicação Integrada – fabricante/consumidor/cliente,

"Fazer um Marketing bem feito é não vender o que se tem ou gosta, mas sim o que as pessoas querem comprar". No livro do professor Raimar Richers, Marketing, ele diz que “ Marketing é entender e atender clientes, Marketing não constitui um salva-vidas para produtos ou serviços mal feitos ou exagerados." Não seja um “Marketeiro”, que busca apenas o glamour da profissão, que preocupa-se em estar na mídia e manter-se em evidencia, procure sempre se atualizar e entender o seu Mercado de trabalho, algumas exposições em demasia não fazem bem ao mercado.








Um dos assuntos mais discutidos, e mais falados em qualquer ambiente de trabalho chama-se Ética, e é um dos pontos principais do Marketing Pessoal e Profissional.

A ética é um conjunto de regras, sim, regras, que na realidade são princípios, em conjunto com o caráter de cada um. Ser ÉTICO, é agir corretamente, ter atitudes decentes, seguir o bem sem prejudicar os outros, ter tranqüilidade na consciência, não falar mal do concorrente e nem denegrir a imagem de ninguém, cumprir com os valores da sociedade, ter coragem para assumir os erros e decisões, ser tolerante e flexível, e ser humilde, os clientes hoje em dia estão mais informados, estão mais atentos, e quando percebem que você esta denegrindo a imagem de um colega de profissão, eles se afastam, pois sabem que a qualquer momento, você poderá ter esta mesma atitude com as exigências dele.

Muitas vezes, a Ética, pode nos propor situações justas ou injustas, pois existem vários tipos de ética: a social, a familiar, a profissional e a ética do trabalho. Mas quando falamos em Ética Profissional, temos que entender que, temos deveres obrigatórios e necessários para a nossa jornada, temos que ter um comprometimento profissional. E isso requer muito cuidado!

E agora vem a boa pergunta, como ser um Profissional ético?

Ser ético profissionalmente é seguir sem prejudicar os outros, é ser correto em suas ações, ser justo, dar credito a quem for de direito, ser adequado na palavras e saber seus limites.

E Tom Peters, em um de seus livros diz o seguinte:
- Ser honesto em qualquer situação - é a virtude dos negócios, dar crédito e sempre mencionar o autor da obra, isto faz bem, e o cliente agradece a honestidade, ética = gentileza = Marketing.
- Ter sempre coragem para assumir as decisões ou erros - mesmo que seja contra a opinião alheia, seja justo para com os outros, mesmo que para isso você tenha ir contra as pesoas a seu redor, não compactue com pessoas desleais, não seja injusto.
- Ser tolerante e flexível - deve-se conhecer o assunto para depois julgar ou falar.
- Ser íntegro - agir de acordo com seus princípios.
- Ser humilde, em toda e qualquer situação - só assim conseguimos reconhecer o SUCESSO individual.

E falando um pouco sobre a Etica Virtual: A Internet muda a velocidade dos acontecimentos, a forma de remuneração dos funcionários e o ambiente de trabalho, e com isso, não podemos passar por cima de princípios e ética. Estamos lidando com a globalização.








E para terminar, Marketing = Ética = Gentileza.

Ser gentil é mais saudável, nos fortalece no campo emocional, financeiro e profissional, nos da equilíbrio, e em muitas situações, as nossas atitudes gentis geram mais felicidade, tanto para nós quanto para quem as recebe, nossos clientes compartilham dessas atitudes. Ser gentil contagia, e não quero aqui falar que ser gentil vai lhe trazer um SUCESSO imediato, mas com certeza teremos benefícios propiciados por nossa conduta, o que vai gerar um lado financeiro mais centrado.

Saber ter atitudes positivas diante das adversidades da vida, é uma gentileza, e muitas empresas estão descartando profissionais que tumultuam o ambiente, tem o ego muito exacerbado, dão palpites em tudo, não sabem trabalhar em equipe - sabem apenas mandar e não escutam a opinião dos outros, as empresas descartam profissionais assim.

As empresas hoje em dia, estão cada vez mais a procura de profissionais gentis, éticos e de condutas corretas, com um bom comportamento e um bom conhecimento do assunto, estão atras de profissionais que reconhecem os seus limites, reconhecem que podem falhar, e sabem pedir desculpas.

Li um livro a 2 meses atras de nome In Search of Excellence - de Tom Peters, e no livro ele fala que o caminho para que as empresas consigam melhor suas vendas, é ter funcionários com atitudes decentes, e funcionários que gostam de aparecer demais, que gostam de falar muito sobre si, funcionários que "puxam saco", levam a empresa ao descrédito de suas funções. Ele, Tom Peters, faz uma pequena lista, ou melhor, dá as seguintes dicas:

- ter qualidade nos grupos de trabalho, atitudes positivas, um funcionário que fala mal ou denigre a imagem de outro profissional esta fora, não se deve falar mal de um profissional;
- funcionário feliz vai gerar clientes felizes e satisfeitos, aumenta as vendas;
- sempre procurar fazer a coisa certa, independente da situação, se ouvir algo que esteja errado, não passe para frente, esqueça;
- ser gentil pode gerar muito lucro a empresa, tanto no aspecto financeiro quanto emocional.

Fontes de referencia:
- O que é Marketing – Raimar Richers
- American Marketing Association
- The Little Big Things – Tom Peters
- In Search of Excellence – Tom Peters
- The New Rules of Marketing – David Meerman Scott
- Be Excellent at Anything – Tony Schwartz
- Walt Disney’s Way – New Word City







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Obrigada pelo comentario! Beijos no coracao!!!!